O QUE É E COMO FUNCIONA A ESTANHAGEM ELETROLÍTICA
Esse tipo de tratamento consiste na deposição de uma camada de estanho sobre o metal de uma determinada peça através de processo eletrolítico.
É chamado de processo eletrolítico aquele onde a deposição de metal ocorre através de passagem de corrente elétrica contínua. Utiliza-se um retificador de corrente que transforma a corrente alternada em corrente contínua.
Em um tanque de trabalho a peça fica imersa em uma solução conhecida como eletrólito, composta de produtos químicos que possibilitam a passagem de corrente elétrica e promovem a deposição do metal.
O aspecto da camada formada na estanhagem eletrolítica pode ser brilhante ou fosca.
A camada formada de estanhagem eletrolítica é expressa em mícrons e varia de acordo com a aplicação.
Normalmente quando aplicada em material que serão submetidos à processo de solda utiliza-se camada de 5 mícrons mínimo.
Recomenda-se uma avaliação criteriosa para definição da especificação, levando em consideração a aplicação e a tolerância geométrica.
A estanhagem eletrolítica pode ser aplicada sobre:
- Ferro Fundido
- Aço
- Cobre
- Zamak
- Níquel
PRINCIPAIS ÁREAS QUE UTILIZAM A ESTANHAGEM ELETROLÍTICA
- Elétrica;
- Eletrônica;
- Alimentícia;
- Automobolística
- e Telecomunicações
O estanho é ótimo condutor elétrico e tem excelente soldabilidade, por isso é amplamente utilizado na indústria eletro eletrônica.
Como o estanho é um tipo de metal com boa resistência e não tóxico, é indicado também para utilização na indústria alimentícia
Peças com tratamento de estanhagem eletrolítica tendem a formar oxidação na superfície que pode prejudicar a soldabilidade, portanto, as peças devem ser armazenadas em local seco e em sacos plásticos, evitar o contato com papelão.